Como otimizar o rendimento da sua obra com material elétrico

pic

A instalação elétrica é uma das etapas finais da obra, o que não quer dizer que estejamos a falar de acabamentos. Afinal, a instalação elétrica ainda faz parte do processo de construção, visto que é um passo fundamental do cronograma da obra. De forma a beneficiarmos no desempenho da nossa obra, devemos ter em conta diversas situações ligadas ao material que vai ser utilizado na instalação elétrica.

Definição da lista de materiais elétricos

Para evitar atrasos e a entregar a obra dentro, ou até antes, do prazo de entrega, necessita de definir a lista de materiais elétricos para a construção. Assim, consegue perceber quais são os principais itens que precisa de adquirir quando começar esta etapa tão importante do serviço. Não poupa apenas trabalho, como também ganha tempo na conclusão da obra.

Para definir esta lisa, é fundamental saber qual a utilidade e qualidade/potencial de cada um dos materiais. Não se esqueça, a qualidade é o que o diferencia no resultado final da sua obra e a razão pela qual foi escolhido e não o seu concorrente (se procurar material de qualidade pode contactara L3W).

Definição da quantidade de itens

A quantidade de itens é uma questão importante que também está ligada à lista de materiais, que falamos anteriormente. Não abordamos esta questão no tema acima, dado que a quantidade varia de acordo com o projeto e a sua dimensão.

A grande vantagem de uma excelente definição da quantidade de material necessário é criar vantagens no preço a que vai comprar. Quando adquire uma grande quantidade de produtos numa só compra, terá a possibilidade de obter um preço muito competitivo. A probabilidade de criar uma boa relação com o seu fornecedor é muito maior.

Recomendamos, ainda neste tópico, que a quantidade exata de cada item deve ser fornecida pelos profissionais da área elétrica, que vão fazer a obra, ou seja, confirme sempre este detalhe com a equipa antes de fechar a lista de materiais elétricos.

Padronização das instalações

As cores, os formatos e as origens dos materiais são muito importantes quando estamos no momento de proceder à instalação do material elétrico. Para além disso, será útil num possível futuro reparo, visto que será mais fácil para o eletricista encontrar e solucionar o problema, ou seja, o cliente da sua obra vai ficar mais satisfeito. A padronização faz com que a atividade elétrica aconteça com mais eficácia e assegura a conservação dos materiais elétricos.

Avaliação dos condutores elétricos

Os condutores elétricos precisam de suportar a carga que irá recair sobre eles, por isso confirme se os equipamentos utilizados são realmente necessários, desta forma pode evitar desperdícios. Por exemplo: não é necessário utilizar um fio fino para uma carga forte, dado que pode resultar num curto-circuito ou até em problemas mais graves.

Para mais informações contacte a L3W, especialista em material elétrico.