Estará a usar a iluminação correta para cada espaço da casa?

pic

Cada divisão da casa tem a sua funcionalidade específica, por isso a iluminação deve estar em harmonia com o seu propósito (iluminar) e com o conforto que deverá proporcionar, sem esquecer que deverá fazer parte da própria decoração.

Uma iluminação correta é a que integra a decoração da casa, podendo ser utilizada para criar cenários, evidenciar elementos e definir áreas de passagem.

Por esse motivo cada divisão pede um determinado tipo de iluminação.

Cozinha/Casa de banho


A cozinha é sem dúvida o espaço que exige uma forte iluminação, principalmente na zona de preparação de alimentos, quer na bancada, quer no fogão/forno.

Poderá então optar por uma luz de tonalidade branca no centro do espaço e auxiliar a zona dos armários e bancadas com pontos de luz, com a vantagem do consumo ser reduzido, como por exemplo a tiras de luzes LED, que nem sempre precisam de estar ligadas.

Já a casa de banho precisará de mais luz junto ao espelho.

Sala/Quarto

A sala de estar/jantar é possivelmente o local onde passamos mais tempo. Quer sozinhos ou quando reunimos a família e amigos. É um local que desperta emoções e que deve transmitir conforto e bem estar.

Nesta divisão da casa os pontos de luz dispersos por áreas são essenciais, quer na zona da televisão, quer numa zona de leitura.

A mesa de jantar pede claro uma luz mais forte, ainda assim deverá usar os tons amarelados para proporcionar um ambiente mais intimista.

O quarto, segue esta mesma linha de ideias e será valorizado se colocar rasgos de luz em determinados pontos.

Apesar de não existir uma regra no que toca à intensidade e tonalidade da luz, aconselhamos sempre adquirir lâmpadas entre 2000k até 3000k para ambientes mais acolhedores, como salas, corredores e quartos e lâmpadas entre 3100k a 4500k para ambientes mais vibrantes, como cozinhas e casa de banho.

Se tiver alguma dúvida relativamente à iluminação adequada para o seu espaço poderá consultar os nossos especialistas numa das nossas lojas.