Saiba se está a poupar no consumo de energia em sua casa

pic

Devido à pandemia provocada pelo Covid-19, muitas pessoas encontram-se em isolamento nas suas habitações. Ao passar os dias em casa, é normal que o consumo de energia venha a aumentar e que, consequentemente, as contas no final do mês também sofram alterações. Saiba que a adoção de algumas práticas poderão ajudá-lo(a) a poupar cerca de 20% na sua fatura!

Iluminação LED

Começamos com umas das melhores e mais usadas práticas para reduzir o consumo de energia: lâmpadas LED. Uma ação tão simples como trocar uma lâmpada pode ajudar a reduzir drasticamente a conta da luz no final do mês. As lâmpadas incandescentes normalmente utilizadas têm um tom mais amarelado, enquanto que as lâmpadas LED têm um tom mais branco e além de serem bem mais económicas, deixam um ambiente mais confortável e iluminado. Portanto, se a sua casa for maioritariamente iluminada por lâmpadas LED, significa que está a diminuir o consumo de energia.


Emissores térmicos para o aquecimento

No tempo frio, o aquecimento é um dos equipamentos que consome mais energia numa habitação, pois normalmente encontra-se em todas as divisões e está a maior parte do dia ligado. No entanto, há uma enorme variedade de escolhas e opções mais económicas que o ajudarão a poupar energia. Por exemplo, se o seu aquecimento for feito através de um emissor de fluído é sinal que está a poupar energia, pois a sua grande inércia térmica permite que continue a emitir calor mesmo depois de desligado, ou seja, é ideal para um uso contínuo de várias horas por dia, permitindo o máximo rendimento com o menor consumo.


Sistema de aspiração central

Se possui este sistema de aspiração, pode estar descansado, pois está a contribuir para a diminuição do consumo de energia em sua casa. Este sistema funciona através de tubagens especificamente projetadas nas paredes de casa, que prometem levar 100% da sujidade para a unidade de aspiração central, localizada normalmente na garagem. Possuir este eletrodoméstico é um benefício para a economia, pois a sua sucção pode ser até 5 vezes mais potente do que a de um aspirador normal, diminuindo-se o tempo de uso, aumentando a eficiência no trabalho e gastando-se menos energia elétrica. Se pretende saber mais sobre este sistema entre em contacto connosco.


Tomadas inteligentes

Hoje em dia, é habitual haverem aparelhos eletrónicos espalhados por toda a casa, como televisão, computador, telemóveis, entre outros. A verdade é que a maior parte deles acabam por ficar ligados à tomada, mesmo quando estão desligados. Parecendo que não, mas isso acaba por consumir bastante energia. Se já conhece e possui tomadas inteligentes em sua casa, saiba que está a contribuir para a diminuição do consumo de energia. Se ainda não conhece este sistema e ficou interessado, na L3W encontra aquilo que precisa: tomadas inteligentes que desligam os aparelhos automaticamente em vez de deixá-los em stand-by, isto permite não só poupar energia, como também poupar na sua carteira no final do mês.


Equipamentos com classe A++ ou >

Quando efetua a compra de um novo equipamento é importante verificar sempre a sua etiqueta energética, que funciona como um rótulo informativo. Esta permite-lhe saber a eficiência energética, os custos de funcionamento, entre outras características dos equipamentos elétricos, sendo um fator decisivo para o consumidor na hora da compra. A escala de eficiência energética apresenta 10 classes, entre A (A+, A++, A+++) e G, sendo que as classes A e superiores, são as mais eficientes. Quando um equipamento possui classe A+++, pode consumir até menos 60% do que um equipamento A+. Ou seja, na escolha de um equipamento elétrico, é muito importante ter em atenção a sua etiqueta energética, de forma a poupar o máximo de consumo de energia na sua habitação.

Concluindo, nesta fase é imprescindível perceber se está a adotar estratégias que contribuam para a diminuição do consumo de energia. Se não é o caso, não é tarde para mudar isso! Na L3W encontra profissionais especializados na área, com total disponibilidade para o ajudar. Contacte-nos!