Para garantir a sua segurança e da sua família e o bom funcionamento do seu sistema elétrico, há alguns cuidados dos quais não pode prescindir! Fiquei muito atento às dicas que lhe vamos dar, podem ser extremamente úteis!
Aqui vai a lista de cuidados, cuidadosamente escolhida, que não pode deixar de ter em sua casa:
- Contrate um profissional qualificado: para instalar, reparar ou fazer qualquer modificação no sistema elétrico da sua casa, precisa de contactar um eletricista profissional e de confiança!
- Verifique regularmente os cabos e fios: procure sinais de desgaste, como rachaduras, descascamentos ou fios expostos regularmente! Substitua imediatamente qualquer fio ou cabo elétrico danificado.
- Cuidado com a sobrecarga das tomadas: evite conectar múltiplos aparelhos de alta potência numa só tomada ou usar adaptadores improvisados. O risco de causar superaquecimento ou incêndios é grande. Deve distribuir o uso de energia de forma adequada.
- Use dispositivos de proteção: instale disjuntores diferenciais residuais e disjuntores térmicos de forma a proteger o sistema elétrico contra sobrecargas e curtos-circuitos.
- Desconecte aparelhos em desuso: quando sair de casa ou quando não usar um aparelho por um período longo, desconecte-o da tomada. Esta prática ajuda a evitar desperdício de energia e reduz o risco de incêndios.
- Evite sobrecarregar circuitos: distribua os aparelhos elétricos por diferentes circuitos da casa para evitar sobrecargas. É necessário consultar um eletricista para garantir que a fiação seja dimensionada corretamente.
- Mantenha a humidade bem longe das áreas elétricas: esta todos sabemos! É inevivtável que evite o contato direto de água com tomadas, interruptores e painéis elétricos. Nunca toque em equipamentos elétricos com as mãos molhadas!
- Não ignore sinais de problemas elétricos: se sentir notar cheiros estranhos, faíscas, quedas de energia frequentes ou qualquer outro sintoma de mau funcionamento elétrico, contacte um eletricista imediatamente para fazer uma avaliação.
- Faça manutenção regular: agende manutenções periódicas com um eletricista para verificar e testar o sistema elétrico da sua casa. Vai ajudar a identificar problemas coma devida antecedência para que não se tornem graves e de difícil resolução.
- Eduque a sua família: ensinar todos os membros da família sobre a importância da segurança elétrica, explicar os perigos e orientar acerca de como agir em situações de emergência, como desligar o disjuntor geral em caso de incêndio elétrico, é muito importante e pode fazer a diferença!
A segurança elétrica é fundamental! Se tiver dúvidas ou problemas elétricos em casa, é sempre recomendável procurar orientação de um profissional qualificado na área que lhe saiba indicar quais são as melhores opções e solucionar devidamente os problemas.
Foi útil? Damos dicas e informação relevante todos os meses, fique atento ao nosso conteúdo.